terça-feira, 31 de maio de 2011

Sacilotto discute tombamento de praça ao lado da capela de Nossa Senhora Aparecida



O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), se reuniu nesta segunda-feira (30) em seu gabinete com o senhor Antonio Suzigan, para discutir o pedido para que a praça pública ao lado da capela de Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua 30 de Julho, Vila Jones, seja anexada ao patrimônio da capela, já tombada como patrimônio cultural do município.

A solicitação foi formulada por dona Mariana Silva Suzigan, que juntamente com vizinhos e moradores do bairro cuidam do local, conforme expediente protocolizado sob nº 24.377, de 11 de maio de 2009, junto à Prefeitura de Americana.

Sacilotto informou que irá elaborar um requerimento ao Poder Executivo solicitando também o tombamento da praça, juntamente à capela. “Vou fazer o possível para ajudar, pois a capela faz parte da história do município e é frequentada por muitas pessoas”, disse o chefe do Legislativo.

Segundo Suzigan, como a capela é antiga, a intenção é preservá-la como está atualmente. “Não queremos mexer em nada, apenas deixar como ela é”, disse. Localizada na Rua 30 de Julho, no bairro Vila Jones, a Capela Nossa Senhora Aparecida foi fundada em 16 de abril de 1944 por José da Silva Calvo e Mabilia de Oliveira Mota, portugueses que fixaram residência na cidade em 1914. É considerada um marco histórico para a cidade, até hoje preservada pela família e muito frequentada por devotos, ficando aberta diariamente.

Assessoria de Comunicação

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sacilotto acompanha entrega de obras da Casa da Criança Manacá, no Jardim América




O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), acompanhou nesta sexta-feira (27) a entrega das obras de reforma da Casa da Criança Manacá, no bairro Jardim América.

O presidente da Câmara utilizou a palavra em nome dos vereadores para parabenizar todas as pessoas envolvidas, e destacou a importância das obras para a população. “Mais uma vez eu tenho a satisfação de estar presente em uma inauguração como esta. Temos aqui uma prova de dedicação à educação, esse investimento é para o futuro das nossas crianças que um dia vão gerenciar a nossa cidade. São investimentos como esse que nos fazem acreditar em nosso município”, disse Sacilotto.

O prefeito municipal Diego de Nadai (PSDB) agradeceu a todos pelo empenho durante a reforma da escola. “Fico feliz em saber que existe um grupo de pessoas para apoiar e melhorar a vida dos moradores. Estamos equipando as escolas para atender o futuro das nossas crianças. Parabéns a todos que participaram dessa obra”, ressaltou o chefe do Executivo.

A unidade, que atende em torno de 260 crianças, recebeu uma nova cozinha, que passou por uma reforma completa e ganhou materiais novos. Foram trocados ainda a parte elétrica e o forro da escola, construído um banheiro na sala de Atendimento Educacional Especializado e colocado um toldo para proteger os alunos da chuva e do sol, além da pintura no prédio todo.

Assessoria de Comunicação

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Sacilotto discute projeto de Lei do Silêncio Urbano com grupos da melhor idade do município




O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), reuniu-se nesta terça-feira (24) com representantes dos grupos da melhor idade do município para discutir os projetos de Lei de sua autoria que dispõem sobre a Lei do Silêncio Urbano e o Programa Municipal de Silêncio Urbano (Psiu).

Sacilotto explicou que esta é uma das mais importantes reuniões para discutir o projeto. “Eu vejo aqui pessoas que conhecem todos os problemas do município, e que estão empenhadas em ajudar e a contribuir com a nossa cidade”, disse.

Durante o encontro, foram debatidas as disposições dos projetos de lei, além de levantados questionamentos e apresentadas sugestões. Segundo Sacilotto, a proposta é que o veículo que estiver emitindo som acima de 80 decibéis seja multado. “O nosso projeto trata do som alto em veículos, que até então não tinham como ser multados. Agora estamos tentando regulamentar isso”, disse.

O presidente do Legislativo lembrou que o projeto já foi discutido com representantes dos mais diversos segmentos, com o objetivo de obter informações técnicas de todas as áreas envolvidas. Sacilotto já discutiu o projeto com ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), GAMA (Guarda Municipal de Americana), AEAA (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Americana), representantes das secretarias da área da Saúde, Meio Ambiente, Sistema Viário, Segurança, Negócios Jurídicos da Prefeitura Municipal e com moradores.

Lei e Programa do Silêncio Urbano

Na Lei do Silêncio Urbano, a proposta é regulamentar a emissão de ruídos na cidade e fornecer subsídios para a fiscalização e a punição de casos de poluição sonora. Poderão ser penalizados os veículos parados ou em movimento que emitirem ruídos superiores a 80 decibéis e os estabelecimentos localizados a no máximo 30 metros de onde tais veículos estiverem estacionados. A multa de R$ 127,69, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (que considera infração grave a emissão de ruídos acima de 80 decibéis), poderá ser aplicada tanto ao condutor do veículo quanto ao proprietário do estabelecimento próximo.

Já o Programa do Silêncio Urbano (PSIU) tem como objetivo desenvolver ações voltadas a coibir a emissão excessiva de ruídos, estabelecer canais de comunicação entre população e prefeitura para recebimento de denúncias, traçar alvos prioritários e cronograma de ações, incentivar a capacitação de recursos humanos para o controle destas emissões e desenvolver estudos e formular propostas para dotar a prefeitura dos meios necessários para o efetivo controle do problema, entre outros.

Assessoria de Comunicação

terça-feira, 24 de maio de 2011

Sacilotto ministra palestra na Semana do Meio Ambiente da UNESP




O presidente da Câmara Municipal de Americana Antonio Carlos Sacilotto (PSDB) participou nesta terça-feira (24) de Mesa Redonda sobre “A Política Nacional de Resíduos Sólidos”, durante a VII Semana do Meio Ambiente realizada pela UNESP (Universidade Estadual Paulista), em Sorocaba. Participou também da Mesa o coordenador da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), Odair Luiz Segantini.

Durante a Mesa Redonda, Sacilotto ministrou palestra sobre o descarte adequado das lâmpadas de mercúrio e os problemas causados pelo material. O parlamentar, que é autor de uma Lei Municipal sobre o tema, explicou que o mercúrio é perigoso e pode causar diversos danos à saúde e ao meio ambiente, contaminando o solo e os lençóis freáticos, além de provocar envenenamento em humanos e animais.

O chefe do Legislativo americanense explicou também que cabe aos municípios a gestão integrada dos resíduos sólidos gerados no próprio território, sem prejudicar o controle e fiscalização dos órgãos federais e estaduais. Desta forma, cada município passa a ter o controle de seus resíduos, devido à gestão integrada desses materiais.

“Para isso, é necessária a elaboração de um plano municipal de gestão de resíduos sólidos, para que os municípios possam ter acesso a recursos destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo desses materiais”, disse.

Sacilotto falou também sobre sua atuação no Grupo de Trabalho do Ministério do Meio Ambiente que estuda a regulamentação de uma lei nacional sobre políticas para a reciclagem de lâmpadas. O Grupo é formado por representantes de associações, empresas e entidades da área de reciclagem e iluminação do país e por representantes dos governos de diversos estados.

A Semana do Meio Ambiente da UNESP de Sorocaba é um evento que reúne profissionais do meio acadêmico, empresarial e público em geral para discutir os problemas ambientais enfrentados atualmente pela sociedade. O evento que este ano chega em sua 7º edição tem como tema “Sustentabilidade: Desafios e Soluções”.

Assessoria de Comunicação

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sacilotto discute projeto de Lei do Silêncio Urbano com secretário de Segurança e presidente da AEAA


O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), reuniu-se nesta segunda-feira (23) em seu gabinete com o secretário de Segurança de Americana, Adinei Brochi, o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Americana (AEAA), José Cláudio Di Giácomo Elias e o membro da associação, Francisco Trevizane, para discutir os projetos de Lei de sua autoria que dispõem sobre a Lei Municipal do Silêncio Urbano e o Programa Municipal de Silêncio Urbano (PSIU). Participou também da reunião o advogado da Assessoria Técnica da Câmara, Dr. Carlos Fonseca.

Sacilotto explicou que o projeto está sendo discutido com representantes dos mais diversos segmentos, com o objetivo de obter informações técnicas de todas as áreas envolvidas. Ele ressaltou ainda a importância da discussão das propostas com a sociedade. “Entendo que deve ser um projeto com a maior participação e o maior número de opiniões possível. Temos que encontrar um consenso, pois de nada adianta criarmos uma lei que seja de difícil aplicação e fiscalização”, disse.

Durante o encontro, foram debatidas as disposições dos projetos de lei, além de levantados questionamentos e apresentadas sugestões. Segundo o secretário de Segurança, a legislação poderá ser cumprida em pouco tempo após entrar em vigor. “Não são muitos os carros de som na cidade, será possível identificar os infratores rapidamente. O projeto está muito bem formatado”, falou Brochi. Já o presidente da AEAA disse que o problema trata-se de uma questão cultural. “As pessoas não se importam mais com o próximo, e com o crescimento da população a cada dia isso vai se tornando mais difícil”, acrescentou Elias.

Sacilotto já discutiu o projeto com ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), GAMA (Guarda Municipal de Americana), representantes das secretarias da área da Saúde, Meio Ambiente, Sistema Viário, Negócios Jurídicos da Prefeitura Municipal e com moradores.

Lei e Programa do Silêncio Urbano

Na Lei do Silêncio Urbano, a proposta é regulamentar a emissão de ruídos na cidade e fornecer subsídios para a fiscalização e a punição de casos de poluição sonora. Poderão ser penalizados os veículos parados ou em movimento que emitirem ruídos superiores a 80 decibéis e os estabelecimentos localizados a no máximo 30 metros de onde tais veículos estiverem estacionados. A multa de R$ 127,69, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (que considera infração grave a emissão de ruídos acima de 80 decibéis), poderá ser aplicada tanto ao condutor do veículo quanto ao proprietário do estabelecimento próximo.

Já o Programa do Silêncio Urbano (PSIU) tem como objetivo desenvolver ações voltadas a coibir a emissão excessiva de ruídos, estabelecer canais de comunicação entre população e prefeitura para recebimento de denúncias, traçar alvos prioritários e cronograma de ações, incentivar a capacitação de recursos humanos para o controle destas emissões e desenvolver estudos e formular propostas para dotar a prefeitura dos meios necessários para o efetivo controle do problema, entre outros.

Assessoria de Comunicação

Câmara concede título de cidadão emérito a Vanderlei Macris



Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram por unanimidade (treze votos favoráveis), durante a sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (19) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, o projeto de Decreto Legislativo nº 26/2011, de autoria do presidente da Casa, Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), que concede título de cidadão emérito ao senhor Vanderlei Macris, deputado federal pelo PSDB-SP.


Durante a discussão do projeto, os vereadores utilizaram a palavra para enaltecer o trabalho desenvolvido por Macris. De acordo com Sacilotto, a homenagem a Macris é justa por tudo o que o parlamentar, vereador em Americana, deputado estadual por sete mandatos e em seu segundo como deputado federal, fez pela cidade. “Com 35 anos de vida pública, a história de Vanderlei Macris se resume em trabalho, dedicação e ética para com a população”, afirma o chefe do Legislativo na justificativa.


O título de cidadão emérito é oferecido a pessoas nascidas em Americana e que se destacaram pelos relevantes serviços efetuados ao município. A homenagem será prestada em sessão solene a ser realizada no Plenário da Câmara Municipal de Americana, no dia 8 de julho.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sacilotto participa do Jantar dos Empresários da ACIA



O presidente da Câmara Municipal de Americana, Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), participou no sábado (14) da sexta edição do Jantar dos Empresários, realizado pela Associação Comercial e Industrial de Americana (ACIA) em parceria com o Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste (Sincovam) e o Sindicato das Indústrias de Tecelagens de Americana e Região (Sinditec).


A associação reuniu no ExpoAmérica, em Nova Odessa, cerca de 1,2 mil pessoas em uma homenagem aos dezesseis presidentes que já passaram pela ACIA, e aos primeiros sócios da associação.


O presidente da Câmara ressaltou a satisfação por participar do evento em nome do Poder Legislativo municipal. “A ACIA é uma associação de classe importante para o município, pois trabalha em função do segmento da indústria e comércio. A associação tem nos dado subsídios importantes e isso é uma contribuição muito grande para a Câmara de Americana, pois grande parte dos projetos que são discutidos na Câmara, são encaminhados em função da sua melhoria”, disse Sacilotto.


Neste ano, o jantar foi dedicado a celebração do Jubileu de Ouro da ACIA, pelos 50 anos de atividades em prol dos seus 2.500 associados da classe empresarial, geradora de emprego e renda – comércio, indústria e prestação de serviços – e do desenvolvimento econômico e social de Americana.


Assessoria de Comunicação

Sacilotto participa de inauguração do Centro de Treinamento de Tênis de Mesa

 

O presidente da Câmara Municipal de Americana, Antonio Carlos Sacilotto (PSDB),  participou no sábado (14) da inauguração do Centro de Treinamento de Tênis de Mesa.

Construído no Complexo Poliesportivo “Milton Fenley Azenha”, o Centro Cívico, o local tem cerca de 300 m² e abrigará oito mesas profissionais de tênis de mesa. Serão realizados treinamentos diários para os atletas de competições e iniciantes.

O presidente da Câmara utilizou a palavra em nome dos vereadores para parabenizar todas as pessoas envolvidas, e destacou a importância do novo complexo. “É muito importante para um atleta ter seu próprio Centro de Treinamento. Fico feliz por mais essa obra para beneficiar o esporte da nossa cidade, que só tem a ganhar”, disse Sacilotto.

Com a conclusão do complexo, pela primeira vez os mesatenistas da cidade terão um espaço próprio para realizarem os treinamentos. A inauguração foi marcada pela disputa da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude.

Assessoria de Comunicação