quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sacilotto participa da inauguração do Senac Americana



O presidente da Câmara Municipal de Americana, Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), e os vereadores Adelino Leal (PT), Celso Zoppi (PT), Divina Bertalia (PDT), Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT), Odair Dias (PV), Oswaldo Nogueira (DEM), Thiago Brochi (PSDB) e Valdecir Duzzi (PSDB) acompanharam nesta terça-feira (28) a inauguração da unidade de Americana do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Participaram também da solenidade, o presidente do Sincovam (Sindicato do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’ Oeste), Oswaldo Bandini e Sueli Miwa, gerente do Senac Americana, além de autoridades locais.

Com uma construção estimada em R$ 9 milhões, o prédio de 3.467 m² tem capacidade para atender 1,2 mil pessoas por dia e irá oferecer inicialmente 77 cursos profissionalizantes em diversas áreas, sendo oito técnicos. A expectativa do diretor regional do Senac, Luiz Francisco de Assis Salgado, é que a unidade atenda nove mil pessoas por ano nos cursos oferecidos. “A unidade foi idealizada devido a uma pesquisa de demanda, já que muitos alunos atendidos em sedes da região eram de Americana”, disse.

Sacilotto destacou a importância do Senac para o município e o papel da Câmara em todo o processo de instalação da unidade. “A Câmara Municipal de Americana sempre esteve envolvida em uma parceria com o Executivo e com o Senac, no caso específico deste de Americana, e sempre acolhemos e trabalhamos em função dos projetos vindo do Executivo para investimentos na área de educação”, disse o chefe do Legislativo.

Essa é a primeira obra da instituição projetada com conceitos de sustentabilidade desde a fase inicial. O Senac Americana conta com três pavimentos e 20 ambientes pedagógicos. As inscrições já estão abertas para sete cursos técnicos, com aulas iniciando em agosto: Administração, Recursos Humanos, Informática, Redes de Computadores, Estética, Podologia e Segurança do Trabalho.

A nova unidade do SENAC em Americana está instalada à rua Dr. Angelino Sanches, nº 800, na Vila Gallo. Para mais informações, acesse o site: www.sp.senac.br

Senac São Paulo

Instituição educacional comprometida com a inclusão social, o Senac São Paulo organiza uma programação de cursos livres, técnicos, de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. São 52 unidades educacionais em todo o Estado de São Paulo, além de três campi do Centro Universitário Senac, dois hotéis-escola - Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão - e mais a Editora Senac São Paulo. A diversidade dessa atuação possibilita a oferta de atendimento corporativo e de cursos a distância.

Assessoria de Comunicação

terça-feira, 28 de junho de 2011

Sacilotto pede estudos do Executivo para manutenção de servidores da Fusame

O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB) protocolou nesta segunda-feira (27) um requerimento em que pede ao Poder Executivo que seja estudada a viabilidade da manutenção de servidores da Fusame (Fundação de Saúde do Município) contratados sem concurso público.

Segundo Sacilotto, os vereadores e o Poder Executivo não concordam com a decisão da Procuradoria da Justiça do Trabalho, que determinou a demissão destes funcionários. “Não seria justo, até mesmo legal, que funcionários contratados pela FUSAME, com muitos anos de relevantes serviços prestados à coletividade, alguns com mais de vinte anos, com famílias, sejam, agora, demitidos, causando-lhes irreparáveis gravames em seus orçamentos, com repercussões, inclusive, familiares, sociais, dificuldades de adaptações em outros mercados de trabalho, devido, inclusive, à própria idade”, afirma o chefe do Legislativo.

No requerimento, o parlamentar cita decisão do Superior Tribunal de Justiça, que assegurou a doze servidores da Assembleia do Estado da Paraíba o direito de permanecerem em seus cargos, com base na Lei Federal 9.784/99. “Os servidores foram empossados nos cargos em 1989 e sustentaram que o fato de terem sido nomeados pela Assembléia Legislativa da PB há quase vinte anos tornara seguros os atos da admissão, por força do princípio da segurança jurídica”, explica.

Sacilotto lembra que os servidores da Fusame foram contratados em administrações anteriores e têm prestado relevantes serviços à comunidade. “Entendemos que a manutenção dos funcionários da Fusame, independente de terem sidos contratados através de concurso público ou não, além de ser uma questão de justiça social, não trará problemas de continuidade dos serviços essenciais da saúde do município e nem poderia caracterizar-se em um desrespeito às normas legais vigentes, conclui.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (30).

Assessoria de Comunicação

terça-feira, 21 de junho de 2011

Sacilotto discute nova escola na região do Parque Novo Mundo com secretário de Educação

O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), se reuniu na segunda-feira (20) com o secretário de Educação Luciano Correa, para tratar da construção de uma nova escola na região do Parque Nova Mundo, que atenderia também aos alunos dos bairros Parque Universitário e Jardim Terramérica.

Sacilotto apresentou toda a documentação dos pedidos feitos desde 2003, quando iniciou os trabalhos para viabilizar a construção da nova unidade escolar junto a representantes do Governo do Estado, ao deputado federal Valderlei Macris (PSDB) e à prefeitura municipal.

“Com a aprovação nos últimos anos dos loteamentos Parque Universitário, Jardim Terramérica I, II e III, Residencial Jacyra e São José, com um total de 2.326 lotes de terrenos, a demanda de alunos em idade escolar aumentará significativamente”, explicou o presidente.

Sacilotto lembrou ainda que na sessão de quinta-feira (16) foi aprovado um requerimento de sua autoria que pede informações sobre a possibilidade de ser formalizado convênio com o Governo Estadual visando à construção desta nova unidade escolar.

Segundo o chefe do Legislativo, a EMEF Paulo Freire, localizada no bairro Parque Novo Mundo, atende atualmente mais de 930 alunos que frequentam da 1ª a 9ª série, moradores da região. “Esta escola já sofreu diversas ampliações, entretanto sua área de terreno já não comporta mais novas obras no local”, justificou.

Assessoria de Comunicação

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sacilotto participa da abertura da 25ª Festa do Peão de Americana


O presidente da Câmara Municipal de Americana, Dr. Antonio Carlos Sacilotto (PSDB) participou na sexta-feira (17) da abertura oficial da 25ª Festa do Peão de Americana, no recinto do Clube dos Cavaleiros.

Durante seu discurso, em que falou em nome de todos os parlamentares, Sacilotto destacou a importância do evento para o município. “Parabenizo a todos organizadores que, durante anos, vêm se empenhando e fazendo com que Americana seja reconhecida em todo país”, disse.

O prefeito de Americana Diego de Nadai (PSDB) lembrou do reconhecimento da festa em todo o país. “Americana se sente muito feliz em poder realizar uma festa como essa. Sejam todos muito bem vindos à nossa cidade, que tem muito orgulho dessa festa que leva o nosso nome nos quatro cantos do país. É com muita alegria que estamos aqui hoje nessa data histórica, que começou há 25 anos, levando o nome da nossa cidade”, afirmou.

Jubileu de Prata

A 25ª edição da Festa do Peão de Americana comemora o jubileu de prata de uma das maiores festas de gênero country do Brasil. Teve início em 1987, através da parceria entre o CCA - Clube dos Cavaleiros de Americana - e Zé do Prato, o maior locutor de rodeios do Brasil.

A ideia da festa surgiu durante uma romaria à cidade de Bom Jesus de Pirapora. O primeiro rodeio de Americana aconteceu no recinto da Fidam - Feira Industrial de Americana.

O evento, que começou com público de pouco mais de 25 mil pessoas, hoje atrai multidão superior a 400 mil pessoas. A festa ganha destaque pelas inovações tecnológicas, shows da atualidade e demais atrações.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sacilotto propõe comemoração em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932

O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), protocolou nesta sexta-feira (17) um projeto de Decreto Legislativo em que propõe a inclusão, no calendário oficial de eventos da Câmara Municipal de Americana, de comemoração em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932.

No documento, Sacilotto relata que a revolução foi um acontecimento de grande relevância histórica para o país. “Na ocasião, os paulistas reivindicavam o fim do governo ditatorial e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte para a elaboração de uma nova Constituição para o Brasil”, afirma.

O chefe do Legislativo lembra ainda que várias cidades do interior paulista foram palco de combates durante a revolução, sendo que três jovens americanenses foram mortos durante este período. “Muito embora derrotado no campo de batalha pela armada do governo ditatorial de Vargas, os ideais paulistas viram-se vitoriosos no campo político, tanto que, em 1934, o Brasil ganhou uma nova Constituição”, acrescenta.

Segundo Sacilotto, o objetivo é resgatar a memória deste acontecimento histórico. “Pretende-se que a Câmara Municipal de Americana dê um exemplo de civismo, resgatando a memória de acontecimento histórico importante para o povo deste Estado e para a conscientização da importância dos valores democráticos para todos os brasileiros e, antes de tudo, homenageando a memória dos americanenses que se predispuseram a enfrentar, com os riscos para a própria vida, a luta, em sentido literal, para que o Brasil obtivesse uma Constituição democrática”, conclui.

Na proposta, Sacilotto estipula que a comemoração seja feita durante sessão ordinária ou sessão solene, no período compreendido entre os dias 15 de junho e 15 de julho, no Plenário da Câmara Municipal de Americana ou em local previamente determinado.

O projeto será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.

Assessoria de Comunicação

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Sacilotto discute Lei de Uso e Ocupação do Solo



O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), se reuniu nesta terça-feira (07) em seu gabinete com o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Americana (AEAA), José Cláudio Di Giácomo Elias, e o membro da associação, Francisco Trevizane, para discutir assuntos de interesses do município, entre eles os quais a Lei de uso e ocupação do solo.

Participaram também da reunião Leandro Zanini, membro do Fórum de Entidades, e Daniela Morelli de Lima, membro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Sacilotto recebeu também esta semana em seu gabinete proprietários de terrenos na região dos bairros Jardim Terramérica e Parque Universitário, para tratar de assuntos referentes às construções de condomínios horizontais que estão ocorrendo naquela região.

Assessoria de Comunicação

Alunos do SESI 101 participam da primeira sessão do “Câmara Jovem” em 2011



Trinta e três alunos da terceira série do Centro Educacional SESI 101, localizado no bairro Frezarin, participaram nesta terça-feira (7) de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana, realizada no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo. Esta foi a primeira sessão simulada do projeto no ano de 2011.

Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, requerimentos e moções e elegeram os vereadores para a sessão simulada. A Mesa Diretora foi composta por Letícia Flores (presidente), Daniel de Carvalho Vieira (primeiro secretário), e Thais Toniolo (segundo secretário). Foram discutidos quatro projetos de lei, três requerimentos, uma moção e uma indicação.

O presidente da Câmara Municipal, Antonio Carlos Sacilotto (PSDB),  esteve presente e utilizou a palavra para agradecer a participação dos alunos, falar sobre a qualidade do debate e dos projetos apresentados por eles durante a sessão simulada e ainda entregar os certificados de participação aos vereadores mirins.

O presidente da Câmara Municipal enalteceu o projeto, que permite aos jovens exerceram a cidadania. “É uma satisfação tê-los aqui no Plenário, para sentirem o que é uma Câmara Municipal, e quem sabe, no futuro, estarem ocupando esses lugares, exercendo um mandato, representando os moradores do nosso município”, ressaltou Sacilotto.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Sacilotto pede informações sobre condomínios horizontais em lotes


O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), protocolou nesta segunda-feira (06) um requerimento em que solicita informações da Administração sobre edificações como condomínios horizontais em lotes nos loteamentos Parque Universitário e Jardim Terramérica I, II e III.

No documento, Sacilotto relata que em um lote de terreno com área de 300m² e doze metros de frente, previsto para uma residência, estão sendo construídos três imóveis, ocupando em média uma área de terreno de 100m² cada um, com frente de quatro metros.

"Esses empreendimentos tipo ‘predinhos’ em construção trarão para a região um número de habitantes superior ao inicialmente previsto na aprovação dos projetos dos loteamentos, acarretando uma série de problemas no futuro, entre os quais o abastecimento de água, as redes de esgotos e o sistema viário”, afirma.

Sacilotto pergunta no requerimento a área total dos loteamentos Parque Universitário e Jardim Terramérica I, II e III e o número total de lotes. Questiona ainda o número de habitantes previsto para residir no Parque Universitário, apresentado nos memorais de cálculo do loteamento e utilizado nos dimensionamentos das redes de água, esgoto e sistema viário.

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (09).

Assessoria de Comunicação

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sacilotto acompanha entrega de unidades habitacionais no Jardim da Mata


O presidente da Câmara Municipal de Americana, Antonio Carlos Sacilotto (PSDB),  acompanhou na sexta-feira (3) a entrega, por parte da Prefeitura Municipal de Americana, de 52 unidades habitacionais no Jardim da Mata, na região da Praia Azul.

Sacilotto utilizou a palavra em nome dos vereadores para parabenizar todas as pessoas envolvidas, e destacou a importância das unidades que foram construídas pelos mutirantes. “É muito importante para o município investir em unidades habitacionais, fazendo com que estas pessoas deixem de pagar aluguel e invistam em algo que será seu”, disse o presidente do Legislativo.

Durante o evento, o prefeito Diego de Nadai anunciou também que o Jardim da Mata será pavimentado. A obra está orçada em cerca de R$ 2,5 milhões. “É uma união de esforços que supera qualquer desafio. E, para complementar a construção dessas casas, eu fico ainda mais orgulhoso de poder anunciar que, em breve, iniciaremos a pavimentação do bairro, trazendo mais dignidade para todos”, disse Diego.

Durante a solenidade o secretário de Habitação, Davi Ramos, destacou que Americana já possui 169 imóveis construídos em regime de mutirão e anunciou a construção do bairro ASTA 4, com recursos a fundo perdido de R$ 1,8 milhão, para a construção de imóveis em regime de mutirão.

Jardim da Mata

As casas assobradadas foram construídas em regime de mutirão, com investimento de R$ 1,3 milhão, sendo a contrapartida da Prefeitura superior a R$ 600 mil. As unidades foram construídas com recursos do Programa de Subsídio à Habitação (PSH), Companhia de Habitação do Estado de São Paulo (COHAB) - Campinas, Secretaria de Habitação do Estado. Os terrenos foram adquiridos por meio do sistema de cooperativa, em parceria com a Cooperativa Nacional de Habitação e Construção (Cooperteto).
Assessoria de Comunicação

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sacilotto visita obras da nova escola do Sesi no Parque Universitário



O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), visitou nesta sexta-feira (03) as obras da nova unidade escolar do Sesi (Serviço Social da Indústria) de Americana, localizada no Parque Universitário. A visita foi feita a convite do diretor da unidade de Americana, Danilo César Bueno, e da diretora titular do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Americana, Nilza Tavoloni.

O diretor do Sesi explicou que as obras serão entregues em outubro e, até o inicio do ano letivo, todo local estará mobiliado e equipado. “Vamos começar o ano letivo de 2012 com a escola funcionando. Estamos muito satisfeitos com o andamento da obra”, disse Bueno.

Sacilotto lembrou que a obra foi iniciada há dois anos com uma participação efetiva do Legislativo na aprovação da área. “Fomos procurados inicialmente pela direção técnica do SESI para a escolha da área. Como engenheiro e profissional do setor, tive essa participação inclusive na escolha de uma forma estratégica”, disse.

Durante a visita, o parlamentar lembrou que já retomou as tratativas para a construção de uma nova escola pública para atender a região. “Futuramente será construído próximo a essa área uma escola estadual, transformando essa região em uma concentração de áreas para educação”, disse Sacilotto.

Segundo a diretora do Ciesp, a participação do Legislativo foi muito importante na aprovação da área e obtenção do empreendimento, com infraestrutura que irá abrigar mil alunos em período integral e contará com espaço amplo para os alunos. “Nós só temos a agradecer ao Executivo, que concordou e apoiou, e ao Legislativo, que foi a quem coube aprovar a doação da área. Eles tiveram e continuam tendo papel importantíssimo nesse grande presente do SESI para a cidade de Americana”, destacou Nilza.

Participaram também da visita o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Carlos Martins, o diretor do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Fabrizio Racanelli, o diretor do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Americana, Marcelo Virgilio, o administrador do SESI 101, Ronaldo Luiz de Oliveira, e o supervisor do SESI 101, Carlos Antonio de Jesus Paulon.

Nova unidade

As futuras instalações possuem aproximadamente 14 mil metros quadrados de construção. A nova unidade conta com cinco laboratórios, dois laboratórios de informática, refeitório para 200 alunos, cozinha planejada, área verde, quadra coberta e salas climatizadas.

Assessoria de Comunicação

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Programa Biodiesel de autoria de Sacilotto será tema de apresentação escolar



O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), recebeu nesta terça-feira (31) em seu gabinete a visita da professora e coordenadora de pedagogia da Fundação Antares de Educação e Cultura de Americana, Martha Maria de Camargo Neves Pinto Costa, para debater sobre a Lei Municipal nº 4.272/2005, de autoria de Sacilotto, que instituiu o Programa Biodiesel em Americana.

Segundo a coordenadora pedagógica, a reunião teve como objetivo colher informações sobre o programa, que será tema de uma apresentação por um grupo de alunos na feira cultural realizada anualmente no colégio. “A produção do biodiesel e sua utilização como fonte de energia menos poluente chamaram a atenção dos alunos, e são uma importante ferramenta na preservação do meio ambiente”, afirmou Martha.

Sacilotto explicou as características do Programa Biodiesel, que determina que os ônibus das empresas de transporte coletivo do município tenham a adição de 2% de biodiesel (combustível derivado da mamona, soja, canola e semente de girassol) ao diesel comum (derivado do petróleo). “A lei tem como proposta reduzir a quantidade de diesel utilizado nos motores e, por consequência, diminuir a quantidade de gases poluentes lançados na atmosfera. Esses gases são maléficos à saúde humana e ao meio ambiente, e estão relacionados ao efeito estufa e ao aquecimento global do planeta”, ressaltou o chefe do Legislativo.

Durante o encontro, Sacilotto lembrou que o biodiesel, em sua queima, gera 80% menos particulados, responsáveis pela fumaça escura de veículos movidos a diesel comum. “Comparado com o diesel comum, o biodiesel reduz em mais de 70% as emissões de gás carbônico, o principal responsável pelo efeito estufa”, acrescentou. Com a promulgação da lei em 2005, Americana se tornou cidade pioneira no país a regulamentar o uso do biodiesel no transporte coletivo urbano.

Assessoria de Comunicação

Câmara recebe exemplar do livro “Memória Viva de Americana”, do fotógrafo Juarez Godoy



O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), recebeu nesta quarta-feira (01) em seu gabinete a visita do fotógrafo Juarez Godoy, que recentemente lançou o livro “Memória Viva de Americana”. Durante o encontro, Godoy presenteou Sacilotto com um exemplar do livro.

O chefe do Legislativo agradeceu ao fotógrafo pela visita e pelo presente. “É uma honra receber de suas mãos esta valiosa leitura fotográfica do nosso município. É um livro muito rico nos detalhes. Vamos deixar o exemplar no nosso acervo, que é aberto à consulta de todos”, destacou Sacilotto.

Godoy entregou ainda um DVD com as imagens do livro e destacou que as fotos tiradas da cidade de Americana foram captadas desde a década de 80. “O livro tem imagens que fiz ao longo dos meus 30 anos de carreira e mostra uma cidade que vem crescendo e se transformando ao longo do tempo. A maioria das fotos são conhecidas, mas são inéditas”, disse.

Lançado no dia 24 de maio, o livro “Memória Viva de Americana” é um documento histórico sobre os diversos ícones culturais da cidade, entre eles alguns já desaparecidos, como Cine Carioba e a Igreja Bom Jesus, e outros que ainda fazem parte do dia a dia do município, como a Praça Comendador Müller e o Mercado Municipal.

O trabalho foi feito em parceria com a Editora Adonis, com produção cultural da 3marias Produtora e projeto gráfico da Central de Markting Propaganda. Na primeira fase de seleção das imagens foram escolhidas 800 fotografias, até que se chegou ao total de 139 fotos. O livro tem prefácio da professora e escritora Fanny Olivieri e textos de Claudemir Alves Pereira, Geraldo Trombin e Melquesedec Ferreira, com tradução em inglês e espanhol.

Assessoria de Comunicação