O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto, protocolou nesta terça-feira (30) um requerimento em que solicita à Administração Municipal estudos referentes à melhoria na iluminação pública do bairro Cidade Jardim.
No requerimento, Sacilotto explica que as lâmpadas a vapor de sódio, de vapor metálico e as lâmpadas de LED têm substituído as lâmpadas mistas e de mercúrio, pois fornecem maior capacidade de iluminação consumindo menos energia. “Em alguns bairros de nosso município, a iluminação pública é feita com lâmpadas antigas instaladas em luminárias com capacidade refletiva pequena, prejudicando o índice de iluminação com o consumo elevado de energia elétrica, entre eles está o bairro Cidade Jardim”, explica.
O parlamentar pede que sejam realizados estudos técnicos junto à CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) para substituição das luminárias e lâmpadas do bairro Cidade Jardim, por equipamentos que possam aumentar o índice de iluminação, diminuindo o consumo de energia elétrica.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de quinta-feira (01).
31/08/2011
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
terça-feira, 30 de agosto de 2011
Sacilotto propõe regulamentação para utilização de faixa de pedestres
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), protocolou nesta terça-feira (30) um projeto de lei em que dispõe sobre a prioridade de passagem de pedestres nas vias e logradouros públicos do município de Americana.
Na propositura, Sacilotto determina que nos trechos de vias e logradouros públicos definidos como prioritários para passagem de pedestres, o Poder Público municipal providenciará a sinalização do local nos termos das normas editadas pelos órgãos ou entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, para ordenar ao motorista a redução da velocidade, antes de atingir a faixa de pedestres, garantir a adequada utilização da passagem de pedestres e dar maior fluidez e segurança para veículos e pedestres que circulam pelas vias.
De acordo com o parlamentar, o objetivo é assegurar a prioridade de passagem de pedestres estipulada no artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro. “Se por um lado é de competência da União legislar sobre trânsito e transporte, nos termos da Constituição Federal, por outro é de competência do município ordenar o trânsito urbano e o tráfego local, como atividades de interesse local”, afirma o chefe do Legislativo na justificativa do projeto.
Sacilotto determina, ainda, que a Guarda Municipal de Americana, mediante o disposto na Lei Municipal 3.192/1998, será responsável por executar a fiscalização da lei e aplicação das penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
O projeto será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimentos legais para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.
30/08/2011
Sacilotto entregou documento para Deputado Cauê Macris
Sacilotto entregou na manhã desta segunda-feira para o Deputado Estadual Cauê Macris (PSDB) um documento sobre a construção de uma escola para atender à região do Parque Novo Mundo e Parque Universitário.
Cauê informou que está agendando uma reunião na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para tratar do assunto.
Depois de 19 anos Corpo de Bombeiro recebe novo caminhão
O Presidente da Câmara Municipal, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB) acompanhou na sexta feira (26/08) a entrega de um caminhão novo ao Corpo de Bombeiros de Americana. O veículo Ford Cargo 0 km, modelo 1722E tem capacidade de armazenamento de até quatro mil litros de água e será utilizado no combate a incêndio, em salvamentos e apoio de resgate. Também estiveram presente o Prefeito Diego De Nadai e alguns secretários.
O último caminhão entregue ao Corpo de Bombeiros foi em 1992, há 19 anos. Segundo o Capitão Barboza, do Corpo de Bombeiros, a conquista aconteceu devido a uma parceria entre o Estado e a prefeitura. O prefeito Diego e o deputado estadual Francisco Sardelli buscaram junto à Casa Civil o custeio do chassi, e a prefeitura custeou e realizou a montagem do caminhão.
"Quero parabenizar o Diego por mais esta parceria que é muito importante para nossa cidade e nossa corporação, que realiza um excelente trabalho ” disse Sacilotto.
A entrega contou com a presença dos homens da corporação do 2º Sub Grupamento do Corpo de Bombeiros e autoridades. “Esse novo veículo veiopara somar ao nosso trabalho. Fizemos o pedido este ano e fomos atendidos prontamente, devido à real necessidade. Em muitos momentos, a nossa frota não deu conta devido ao número elevado de ocorrências, principalmente nessa época de estiagem”, explicou capitão Barboza.
A entrega contou com a presença dos homens da corporação do 2º Sub Grupamento do Corpo de Bombeiros e autoridades. “Esse novo veículo veio
Segundo o tenente coronel Bianchini, do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros da Região Metropolitana de Campinas (RMC), este veículo é o segundo recebido recentemente. “Ano passado recebemos uma viatura resgate, e agora o caminhão, que há quase 20 anos não recebíamos. Temos renovado nossa tropa com essa parceria e, sem dúvida, esse caminhão vai ajudar a manter os 98% de aceitação do nosso trabalho junto à população”, disse o tenente.
O prefeito Diego aproveitou a oportunidade e anunciou que autorizou a abertura de licitação
* Com informações da Unidade de Imprensa da Prefeitura Municipal de Americana
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Sacilotto participa da Aerofesta
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), participou neste domingo (28) da Aerofesta, evento que encerrou as comemorações do aniversário dos 136 anos de fundação de cidade de Americana. Participaram também o prefeito municipal Diego de Nadai (PSDB), secretários, autoridades e população em geral.
Durante o evento, Sacilotto parabenizou o prefeito e falou sobre a importância do evento para a cidade. “Parabéns a todos por esta brilhante festa realizada neste aeroporto que é um orgulho e exemplo para a região”, falou o chefe do Legislativo. O prefeito Diego De Nadai agradeceu a presença de todos “Obrigado por vocês prestigiarem esse evento e prestigiarem a nossa cidade”, disse.
A comemoração deste ano contou com onze atrações – quatro a mais que o ano passado. Dentre elas, houve apresentação de aeromodelos, exposição de uma aeronave da Embraer, e encerramento do evento com demonstração da Esquadrilha da Fumaça.
29/08/2011
Carlos Teixeira Sayão recebe título de cidadania em sessão solene
A Câmara Municipal de Americana realizou na sexta-feira (26), no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, a sessão solene de entrega do título de “Cidadão Americanense” ao arquiteto Carlos Teixeira Sayão, pelos relevantes serviços prestados ao município.
Participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), o vice-prefeito municipal Dr. Seme Calil Canfour, e o secretário municipal de Cultura, José Vicente de Nardo.
O presidente da Câmara Municipal contou sobre a história do homenageado. “O Sayão é um homem íntegro, correto e honesto. Nos conhecemos no início de nossa profissão. Ele é um exemplo a ser seguido como homem pelo caráter e como profissional pela competência. Quero cumprimentá-lo como um amigo e como um profissional que eu admiro”, afirmou Sacilotto.
Ao utilizar a palavra, o homenageado falou sobre a alegria em receber o título. “Quero agradecer a todos por realizar um sonho. Americana é uma cidade onde eu aprendi muitas coisas, e além de desenvolver minhas partes técnicas é um exemplo de cidade. É muito gratificante receber esta homenagem”, declarou.
Homenagens
O título de cidadão americanense é entregue às pessoas nascidas em outras cidades e o de cidadão emérito é conferido àquelas nascidas no município. Em ambos os casos, os homenageados são pessoas que prestaram serviços públicos relevantes à cidade.
Sacilotto acompanha solenidade em comemoração aos 136 anos de fundação de Americana
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), participou nesta sexta-feira (26) da solenidade comemorativa dos 136 anos de fundação de cidade de Americana, realizada na Estação Cultura. Participaram também o prefeito municipal Diego de Nadai (PSDB), o vice-prefeito Seme Calil, secretários, autoridades e população em geral.
A comemoração teve início com a Banda Municipal Monsenhor Nazareno Maggi e com a entrada das bandeiras ao som do Hino Nacional, levadas pelo Tiro de Guerra de Americana. Durante a solenidade, Sacilotto falou sobre a importância deste momento histórico para a cidade. “Hoje estamos aqui para resgatar a memória da fundação do nosso município. Feliz é o povo que tem o que contar de sua história e seu passado”, disse o chefe do Legislativo.
A solenidade contou também com a inauguração da “Sala da Memória Ferroviária” e a exposição de telas “Marcos Históricos de Americana”. No local, há quadros da artista plástica Ana Alexandre, que mostram marcos históricos da cidade como Escola de Carioba, Casa de Cultura Hermann Müller Carioba, Fábrica de Tecidos, Biblioteca e a própria Estação.
Há ainda objetos doados por ex-ferroviários como parafuso de fixação do trilho no dormente, cadeado, placa de identificação do vagão e placa indicativa do Km 82 – Estação Americana, banco da sala de espera da Estação e tabela do horário de trem e uniforme do maquinista da Fepasa. Há, no Museu, mais de 50 objetos históricos relativos à Estação. Durante toda a semana, ficará também em exposição no Cine Clube Estação o programa especial produzido pela TV Câmara em comemoração ao aniversário da cidade.
A comemoração teve início com a Banda Municipal Monsenhor Nazareno Maggi e com a entrada das bandeiras ao som do Hino Nacional, levadas pelo Tiro de Guerra de Americana. Durante a solenidade, Sacilotto falou sobre a importância deste momento histórico para a cidade. “Hoje estamos aqui para resgatar a memória da fundação do nosso município. Feliz é o povo que tem o que contar de sua história e seu passado”, disse o chefe do Legislativo.
A solenidade contou também com a inauguração da “Sala da Memória Ferroviária” e a exposição de telas “Marcos Históricos de Americana”. No local, há quadros da artista plástica Ana Alexandre, que mostram marcos históricos da cidade como Escola de Carioba, Casa de Cultura Hermann Müller Carioba, Fábrica de Tecidos, Biblioteca e a própria Estação.
Há ainda objetos doados por ex-ferroviários como parafuso de fixação do trilho no dormente, cadeado, placa de identificação do vagão e placa indicativa do Km 82 – Estação Americana, banco da sala de espera da Estação e tabela do horário de trem e uniforme do maquinista da Fepasa. Há, no Museu, mais de 50 objetos históricos relativos à Estação. Durante toda a semana, ficará também em exposição no Cine Clube Estação o programa especial produzido pela TV Câmara em comemoração ao aniversário da cidade.
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Sancionada lei que regulamenta condomínios residenciais em lotes, propostas pelo vereador Sacilotto
Foi sancionada nesta segunda-feira (22) a Lei nº 5.236, de autoria do Poder Executivo que altera disposições da Lei nº 4.676 de 15 de julho de 2008, que trata do parcelamento, a unificação, a modificação e o aproveitamento do solo para fins urbanos no território do Município e dá outras providências.
Nela constam cinco emendas propostas pelo vereador e presidente de Câmara Municipal de Americana, Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), que modificam as normas para implantação de condomínios horizontais em lotes. Essas alterações visam barrar uma brecha na lei anterior onde permitia que lotes de 300 m² de área, com 12 m de frente, fossem subdivididos em três unidades, com 100 m² cada uma e frente de 4 m.
Vários desses condomínios estão sendo construídos nos bairros Jardim Terramérica, Parque Universitário e Parque Novo Mundo.
Sacilotto explicou que “A proliferação dessas edificações horizontais, onde três habitações são construídas num lote, representa problemas de infraestrutura nos bairros, como abastecimento de água, coleta de esgoto, energia elétrica, sistema viário e impermeabilização do solo”, afirma
As alterações na lei dos condomínios horizontais em lotes foram discutidas pelo vereador Sacilotto com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Americana, com o departamento técnico da Prefeitura Municipal e com um grupo de proprietários de imóveis naquela região.
“Essas emendas foram discutidas na audiência pública realizada no último dia 29, quando manifestações ocorreram com relação, à preocupação do número grande de projetos de empreendimentos que estão sendo protocolados na Prefeitura e em fase de apreciação e aprovação”, acrescenta Sacilotto.
Assessoria de Comunicação
Nela constam cinco emendas propostas pelo vereador e presidente de Câmara Municipal de Americana, Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), que modificam as normas para implantação de condomínios horizontais em lotes. Essas alterações visam barrar uma brecha na lei anterior onde permitia que lotes de 300 m² de área, com 12 m de frente, fossem subdivididos em três unidades, com 100 m² cada uma e frente de 4 m.
Vários desses condomínios estão sendo construídos nos bairros Jardim Terramérica, Parque Universitário e Parque Novo Mundo.
Sacilotto explicou que “A proliferação dessas edificações horizontais, onde três habitações são construídas num lote, representa problemas de infraestrutura nos bairros, como abastecimento de água, coleta de esgoto, energia elétrica, sistema viário e impermeabilização do solo”, afirma
As alterações na lei dos condomínios horizontais em lotes foram discutidas pelo vereador Sacilotto com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Americana, com o departamento técnico da Prefeitura Municipal e com um grupo de proprietários de imóveis naquela região.
“Essas emendas foram discutidas na audiência pública realizada no último dia 29, quando manifestações ocorreram com relação, à preocupação do número grande de projetos de empreendimentos que estão sendo protocolados na Prefeitura e em fase de apreciação e aprovação”, acrescenta Sacilotto.
Assessoria de Comunicação
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Sacilotto concede entrevista ao programa TodoDia Cidades
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), participou na terça-feira (23) do Programa Tododia Cidades, apresentado ao vivo por Keller Stocco na TV Todo Dia.
Sacilotto falou sobre vários assuntos, além de responder perguntas dos telespectadores. Um dos assuntos abordados foi a Lei do Silêncio Urbano e o Programa do Silêncio Urbano (PSIU).
A Lei do Silencio Urbano tem a proposta de regulamentar a emissão de ruídos na cidade e fornecer subsídios para a fiscalização e a punição de casos de poluição sonora, já o Programa PSIU tem como objetivo desenvolver ações voltadas a coibir a emissão excessiva de ruídos, estabelecer canais de comunicação entre população e prefeitura para recebimento de denúncias.
Outro assunto discutido na entrevista foi alteração na lei de Uso e Ocupação no Solo do Município de Americana. Nela constam propostas do vereador, que modificam as normas para implantação de condomínios horizontais em lotes. Essas alterações visam barrar uma brecha na lei anterior onde permitia que lotes de 300 m² de área, com 12 m de frente, fossem subdivididos em três unidades, com 100 m² cada uma e frente de 4 metros.
24/08/2011
terça-feira, 23 de agosto de 2011
SSP admite mudança na Seccional de Americana e estudará reforço no efetivo
O presidente da Câmara Municipal de Americana, Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), participou nesta segunda-feira (22) de reunião com o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, para apresentação de reivindicações para a Polícia Civil de várias cidades da região. Participaram do encontro o deputado estadual Cauê Macris (PSDB), o secretário de Segurança Pública de Americana, Adnei Brochi, o delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Marcos Carneiro, e representantes das cidades de Artur Nogueira, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.
Durante a reunião, o secretário Ferreira Pinto afirmou ser favorável à transferência da Delegacia Seccional de Americana – que hoje responde ao Deinter-9 (Piracicaba) – para a Deinter-2 (Campinas). O secretário se comprometeu a apresentar estudo sobre esta transferência ao governador Geraldo Alckmin (PSDB). O delegado-geral Marcos Carneiro aceitou convite feito pelo deputado estadual Cauê Macris e visitará a Delegacia Seccional de Americana no próximo mês, para fazer uma nova reunião com todos os prefeitos que integram a Seccional.
Para o presidente da Câmara, a reunião foi importante para apresentar as reivindicações das cidades da região quanto à segurança. “Discutimos as necessidades de segurança que são comuns a todas as cidades da região. O secretário estadual se comprometeu a estudar as solicitações e buscar uma proposta para equacionar os problemas apresentados”, avaliou Sacilotto.
Seccional
Sensível ao discurso único dos presentes e ao encaminhamento do deputado Cauê, referente à necessidade de incremento no efetivo para Polícia Civil, o secretário Ferreira Pinto afirmou ser este um grande desafio de sua pasta e que se debruçará sobre a solicitação. “Vamos estudar o que pode ser feito, além dos concursos que já estão em andamento”, disse o secretário. Convidado pelo deputado Cauê Macris durante a reunião, o delegado-geral da Polícia Civil se comprometeu a visitar a Seccional de Americana ainda em setembro, para realizar uma reunião única com todos os prefeitos da região. “Sabemos do crescimento e da pujança da região de Americana e temos muito carinho por ela, por isso aceito o convite. Nesta visita, vamos nos reunir com todos os prefeitos para definir ações. Farei também uma reunião com os delegados”, disse Carneiro.
Deinter
Além de incremento no efetivo da Polícia Civil, o pedido para que a Delegacia Seccional de Americana passe a responder pela Deinter-2, em Campinas ao invés da Deinter-9, em Piracicaba, foi prontamente defendida pelo próprio secretário. “Esta foi uma distorção do passado que precisamos corrigir. Não faz sentindo, por exemplo, Hortolândia responder a Piracicaba ao invés de Campinas. Vamos fazer um estudo, que não pode ser demorado, para apresentarmos ao governador. Esta transferência é justa”, avaliou Ferreira Pinto.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Deputado Estadual Cauê Macris
Durante a reunião, o secretário Ferreira Pinto afirmou ser favorável à transferência da Delegacia Seccional de Americana – que hoje responde ao Deinter-9 (Piracicaba) – para a Deinter-2 (Campinas). O secretário se comprometeu a apresentar estudo sobre esta transferência ao governador Geraldo Alckmin (PSDB). O delegado-geral Marcos Carneiro aceitou convite feito pelo deputado estadual Cauê Macris e visitará a Delegacia Seccional de Americana no próximo mês, para fazer uma nova reunião com todos os prefeitos que integram a Seccional.
Para o presidente da Câmara, a reunião foi importante para apresentar as reivindicações das cidades da região quanto à segurança. “Discutimos as necessidades de segurança que são comuns a todas as cidades da região. O secretário estadual se comprometeu a estudar as solicitações e buscar uma proposta para equacionar os problemas apresentados”, avaliou Sacilotto.
Seccional
Sensível ao discurso único dos presentes e ao encaminhamento do deputado Cauê, referente à necessidade de incremento no efetivo para Polícia Civil, o secretário Ferreira Pinto afirmou ser este um grande desafio de sua pasta e que se debruçará sobre a solicitação. “Vamos estudar o que pode ser feito, além dos concursos que já estão em andamento”, disse o secretário. Convidado pelo deputado Cauê Macris durante a reunião, o delegado-geral da Polícia Civil se comprometeu a visitar a Seccional de Americana ainda em setembro, para realizar uma reunião única com todos os prefeitos da região. “Sabemos do crescimento e da pujança da região de Americana e temos muito carinho por ela, por isso aceito o convite. Nesta visita, vamos nos reunir com todos os prefeitos para definir ações. Farei também uma reunião com os delegados”, disse Carneiro.
Deinter
Além de incremento no efetivo da Polícia Civil, o pedido para que a Delegacia Seccional de Americana passe a responder pela Deinter-2, em Campinas ao invés da Deinter-9, em Piracicaba, foi prontamente defendida pelo próprio secretário. “Esta foi uma distorção do passado que precisamos corrigir. Não faz sentindo, por exemplo, Hortolândia responder a Piracicaba ao invés de Campinas. Vamos fazer um estudo, que não pode ser demorado, para apresentarmos ao governador. Esta transferência é justa”, avaliou Ferreira Pinto.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Deputado Estadual Cauê Macris
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Sacilotto acompanha inauguração da Praça da Fraternidade no Jardim da Paz
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), participou no sábado (20) da entrega da obra de revitalização da Praça da Fraternidade, localizada no Jardim da Paz. A inauguração contou com a presença do prefeito municipal Diego De Nadai e do Ministro do Esporte, Orlando Silva.
A Praça da Fraternidade conta com um novo complexo esportivo com duas piscinas aquecidas, pista de atletismo e caminhada, pista de skate, academia ao ar livre, playground, ginásio de esportes com quadra poliesportiva e campo de futebol.
Durante a solenidade, Sacilotto falou sobre a importância de um novo espaço de lazer para a população. “O prefeito Diego nos prometeu algo para essa região, e em parceria com o ministro, independente de partido, trouxemos essa bela obra aqui para o município. Parabéns por essa parceria e por essa oportunidade de estarmos aqui. Quem ganha com isso é Americana”, afirmou o chefe do Legislativo.
Com recursos da ordem de R$ 2,7 milhões, a construção da Praça da Fraternidade, que faz parte do programa de revitalização das praças públicas, atenderá a população de oito bairros: Parque Gramado, Balsa I e II, Mário Covas, São Jerônimo, Orquídeas, Parque da Liberdade e Jardim da Paz e mais de 25 mil moradores.
*Com informações da Unidade de Imprensa da Prefeitura Municipal de Americana
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Sacilotto pede informações sobre devolução de área próxima ao Mercado Municipal à ALL
Foi aprovado por unanimidade dos vereadores da Câmara Municipal de Americana, durante a sessão realizada nesta quinta-feira (18), um requerimento de autoria do presidente da Casa, Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), solicitando informações da Prefeitura Municipal sobre a devolução de área localizada atrás do Mercado Municipal à empresa ALL (América Latina Logística).
No documento, Sacilotto relata ter sido recebida com surpresa a publicação pela imprensa de decisão judicial que determinou a devolução à ALL de uma área de 600m², próxima à linha férrea, que, atualmente, está sendo utilizada como estacionamento por pessoas que trabalham ou que frequentam o Mercado Municipal.
“Ante essa decisão judicial, entendemos ser dever desta Câmara Municipal mobilizar-se para buscar alternativas para a solução desse entrave, uma vez que, caso se consuma a devolução dessa área àquela sociedade empresarial, agravar-se-á o problema da falta de vagas para estacionamento na região central desta cidade”, afirma o chefe do Legislativo no requerimento.
Sacilotto questiona quais as providências a serem adotadas pela Prefeitura Municipal para que os usuários e trabalhadores do Mercado Municipal possam estacionar seus veículos naquela região após a devolução da área à ALL. Pergunta, ainda, se a Administração Municipal entende ser possível negociar com a ALL para que a empresa continue disponibilizando a área para ser utilizada como estacionamento, bem como se já foram iniciadas tratativas nesse sentido e se a ALL apresentou exigências de alguma contrapartida
No documento, Sacilotto relata ter sido recebida com surpresa a publicação pela imprensa de decisão judicial que determinou a devolução à ALL de uma área de 600m², próxima à linha férrea, que, atualmente, está sendo utilizada como estacionamento por pessoas que trabalham ou que frequentam o Mercado Municipal.
“Ante essa decisão judicial, entendemos ser dever desta Câmara Municipal mobilizar-se para buscar alternativas para a solução desse entrave, uma vez que, caso se consuma a devolução dessa área àquela sociedade empresarial, agravar-se-á o problema da falta de vagas para estacionamento na região central desta cidade”, afirma o chefe do Legislativo no requerimento.
Sacilotto questiona quais as providências a serem adotadas pela Prefeitura Municipal para que os usuários e trabalhadores do Mercado Municipal possam estacionar seus veículos naquela região após a devolução da área à ALL. Pergunta, ainda, se a Administração Municipal entende ser possível negociar com a ALL para que a empresa continue disponibilizando a área para ser utilizada como estacionamento, bem como se já foram iniciadas tratativas nesse sentido e se a ALL apresentou exigências de alguma contrapartida
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Sacilotto participa do 7º Encontro de Profissionais de Meio Ambiente
O presidente da Câmara Municipal de Americana Antonio Carlos Sacilotto (PSDB) participou nesta quarta-feira (17) do 7º Encontro dos Profissionais de Meio Ambiente das Empresas de grande Porte da RMC, realizado pela Elus Gestão Sócio Ambiental no auditório da Transportadora Americana.
Sacilotto ministrou palestra sobre o descarte adequado das lâmpadas de mercúrio e os problemas causados pelo material. O parlamentar, que é autor de uma Lei Municipal sobre o tema, explicou que o mercúrio é perigoso e pode causar diversos danos à saúde e ao meio ambiente, contaminando o solo e os lençóis freáticos, além de provocar envenenamento em humanos e animais.
O chefe do Legislativo contou que acompanhou uma apresentação do novo sistema de reciclagem de lâmpadas fluorescentes conhecido como “Papa Lâmpadas”. Falou ainda da importância do descarte correto desse material. “É muito importante este trabalho de conscientização da população sobre o descarte correto das lâmpadas fluorescentes, inclusive sobre a necessidade de se fazer cumprir a lei”, disse Sacilotto.
7º Encontro dos Profissionais de Meio Ambiente das Empresas de grande Porte da RMC
O 7º Encontro dos Profissionais de Meio Ambiente das Empresas de grande Porte da RMC teve o apoio da Câmara Municipal de Americana e contou com palestras ministradas por profissionais de diversas áreas, abordando temas como políticas ambientais, licenciamento ambiental e descartes de materiais, entre outros. Estiveram presentes também no evento o Secretario de Meio Ambiente Jonas Santarosa e o gerente da CETESB Antonio Salomão Júnior.
17/08/2011
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Sacilotto propõe apoio da Câmara ao movimento “Energia a Preço Justo”
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), protocolou na Secretaria da Casa um requerimento em que propõe que a Câmara apoie o movimento “Energia a Preço Justo”, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
No documento, Sacilotto explica que o movimento foi lançado no dia 15 de agosto, como uma campanha de mobilização nacional com o objetivo de sensibilizar as autoridades do Governo Federal para a redução do valor pago pelos usuários às concessionárias de energia elétrica, por meio da recomposição do cálculo dessas respectivas tarifas.
“Segundo o documento elaborado pela Fiesp, com as novas licitações para o setor será possível ao país economizar até 1 trilhão de reais em trinta anos, pois, ainda segundo esse documento, a fórmula para se obter tal resultado é bastante simples, bastando que as autoridades do setor cumpram a legislação já existente”, afirma o chefe do Legislativo.
No requerimento, Sacilotto propõe que a Câmara ceda sua estrutura em prol da campanha, com a realização de audiências públicas, divulgação, encontro com autoridades e representantes dos diversos setores da sociedade civil organizada e coleta de assinaturas.
“A Fiesp elaborou documentos, providenciou publicações em jornais e está convocando a sociedade a cerrar fileiras ao seu lado, para que seja possível fazer com que as autoridades se conscientizem do dever que lhes cabe, qual seja, de fazer cumprir a legislação em favor dessa mesma sociedade e dos seus setores produtivos”, acrescenta o parlamentar.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (18).
16/08/2011
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
Sacilotto participa da II Semana Jurídica da OAB de Americana
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), participou na quinta-feira (11) da II Semana Jurídica promovida pela 48ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Americana, na Casa do Advogado de Americana.
Realizada na data em que se comemora o dia do advogado, o encerramento da II Semana Jurídica contou com palestra proferida pelo vice-presidente da Seccional da OAB São Paulo, Marcos da Costa, sob o tema "Direito Eletrônico".
Segundo Ricardo Galante Andreetta, presidente da 48ª Subseção da OAB, comemorar o dia do advogado é manifestar a legalidade do Exame da Ordem. “Esta data nos permite fazer um resgate histórico dos trabalhos e das conquistas”, lembrou.
Sacilotto falou sobre a parceria junto à Câmara Municipal da classe de profissionais que trabalha pela justiça. “A OAB vem desenvolvendo ao nosso lado um trabalho em parceria, auxiliando nos estudos de alguns projetos que são encaminhados para análise, e nos trabalhos do Legislativo de Americana”, disse.
12/08/2011
terça-feira, 9 de agosto de 2011
Sacilotto participa de lançamento do programa “Nossa Escola é 10!”
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), participou no sábado (06) do lançamento do Programa “Nossa Escola é 10”, na sede náutica do Rio Branco Esporte Clube.
Realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com o Rio Branco, o programa atenderá mais de 700 crianças de unidades escolares municipais e funcionará como uma espécie de contra-turno às aulas, oferecendo oficinas esportivas, de artesanato e cultura, por meio de aulas de pintura, desenho, atletismo, futebol, tênis, natação, dança, karatê, judô, atividades com cordas e contação de histórias.
O presidente da Câmara parabenizou o Programa em nome de todos os vereadores. “Quero cumprimentar o nosso prefeito pela iniciativa, e pela parceria que deu certo. Temos sempre que levar projetos como este para a população”, disse Sacilotto.
O prefeito Diego de Nadai (PSDB) destacou a importância do programa. “Estamos muito felizes em lançar um projeto social e educacional tão bem elaborado como o ‘Nossa Escola é 10. Nosso objetivo é estender este programa para outras unidades da rede municipal”, explicou o chefe do Executivo.
O objetivo principal do “Nossa escola é 10!” é oferecer atividades diversificadas, visando a construção do conhecimento, respeito, cidadania e autonomia nas crianças. As crianças de três anos a cinco anos participarão de vivências corporais, jogo lúdico, atividades aquáticas, dança e expressão, visando o desenvolvimento físico, motor, social e emocional.
Participarão do projeto os alunos das unidades escolares de período integral Ciep Prof. Milton Santos, Ciep Jaguari, EMEI Indaiá, EMEI Cunhataí, EMEI Aracati, EMEI Carandá e EMEI Tahira. Os alunos das EMEIs serão levados de ônibus à sede náutica uma vez por semana, os alunos do Ciep Jaguari quatro vezes por semana e os do Ciep Milton Santos, três. Além do transporte, os alunos receberão lanche. Durante o lançamento houve ginástica, gincana e sorteio de prêmios.
08/08/2011
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Sacilotto acompanha inauguração do PAI no Parque Gramado
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), acompanhou nesta segunda-feira (08) a inauguração do Programa de Atendimento Imediato (PAI) no bairro Parque Gramado.
O PAI do Parque Gramado é a segunda unidade a ser entregue de cinco no total, e tem o objetivo de fortalecer a rede de pronto atendimento e torná-la resolutiva de maneira imediata e com qualidade. Um dos grandes problemas enfrentados na unidade de pronto atendimento do Parque Gramado era a falta de médicos, principalmente nas segundas-feiras. Hoje, o PAI do Gramado já abriu as portas com três médicos, dois clínicos e um pediatra.
Durante a solenidade, Sacilotto parabenizou o prefeito e falou da importância de mais uma unidade do PAI em Americana. “Quero ressaltar a importância desse novo modelo de gestão que temos em nosso município. Hoje, o nosso prefeito investe muito mais na saúde da nossa cidade, é por isso que acreditamos nesse processo e temos certeza que esse é o caminho certo”, disse o chefe do Legislativo.
O PAI do Gramado conta com três consultórios, três salas de observação (masculina, feminina e pediátrica), uma sala de emergência, posto de enfermagem, recepção e sanitários. Futuramente, com a reforma da Unidade Básica de Saúde, o PAI do Parque Gramado terá ainda atendimento com ortopedista, raio-X digital, serviço social, sala de gesso e farmácia 24 horas.
08/08/2011
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Sacilotto acompanha apresentação de sistema de reciclagem de lâmpadas fluorescentes pioneiro no Brasil
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), visitou nesta terça-feira (02) a empresa Meta Materiais Elétricos Ltda para acompanhar uma apresentação do novo sistema de reciclagem de lâmpadas fluorescentes conhecido como “Papa Lâmpadas”.
O equipamento separa de maneira adequada o mercúrio, o vidro e o metal, que depois são reutilizados na fabricação de outros produtos – desde o início das operações, já foram descartadas de forma correta aproximadamente cinco mil lâmpadas fluorescentes que contêm mercúrio. O sistema foi adaptado para atender ao usuário doméstico, em atendimento à Lei Federal de Resíduos Sólidos (Lei 12.503/2010), que completa um ano de sua sanção nesta terça-feira, e ficará à disposição da população de Americana por noventa dias, na sede da Meta, para recolhimento de lâmpadas fluorescentes.
Sacilotto é autor da Lei Municipal nº 3.578/2001, que determina a destinação correta para as lâmpadas fluorescentes. O chefe do Legislativo parabenizou a empresa pela iniciativa. “Como em nossa cidade ainda não existe local específico para a destinação adequada destes materiais, a Meta nos últimos anos tem recolhido estes materiais usados. É muito importante este trabalho de conscientização da população sobre o descarte correto das lâmpadas fluorescentes, inclusive sobre a necessidade de se fazer cumprir a lei”, disse o chefe do Legislativo.
Segundo Luiz Cláudio Oliveira, gerente de logística da Meta, o equipamento visa atender ao usuário doméstico. “Desde o momento em que fomos chamados para realizar esse trabalho nós aceitamos, por ser muito gratificante pra nós. O equipamento vai ficar conosco por noventa dias para fazermos parte desse projeto piloto”, ressaltou.
Segundo Plínio César Demasi, diretor da Naturallis Brasil, empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema, o projeto é pioneiro no país. “Americana foi escolhida por ter sido pioneira na regulamentação do descarte de lâmpadas fluorescentes, com a Lei de autoria do vereador Sacilotto. Fizemos a primeira apresentação oficial do equipamento em 2002 para a prefeitura da cidade e agora buscamos atender ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos”, concluiu.
02/08/2011
terça-feira, 2 de agosto de 2011
Sacilotto pede que Executivo suspenda aprovação de condomínios horizontais em lotes
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), protocolou nesta segunda-feira (01) um requerimento em que solicita ao Poder Executivo a suspensão de aprovação de projetos e emissão de alvarás de construção de condomínios horizontais em lotes no município.
De acordo com o parlamentar, a suspensão é necessária por estarem sendo discutidas alterações à Lei 4.606/2008, que dispõe sobre o aproveitamento do solo para fins urbanos, admitiu a instituição de condomínio vertical e horizontal, em lote ou gleba de terreno. Sacilotto apresentou emendas à Lei, que foram discutidas na sexta-feira (29) em audiência pública realizada no Plenário da Câmara.
“Essas emendas foram discutidas na audiência pública realizada no último dia 29, quando manifestações ocorreram com relação à preocupação do número grande de projetos desses empreendimentos que estão sendo protocolados na Prefeitura e em fase de apreciação e aprovação”, afirma o chefe do Legislativo no requerimento.
“Entendemos ser mais prudente que a Prefeitura aguarde as discussões que estão ocorrendo nesta Casa, com possíveis alterações na legislação que trata da matéria, para então analisar, aprovar os projetos e expedir os alvarás de construção desses condomínios horizontais”, acrescenta Sacilotto.
Emendas
As emendas modificam as normas para implantação de condomínios residenciais horizontais em lotes no município de Americana. Nelas, Sacilotto propõe que em condomínios horizontais em lotes a unidade condominial deverá ter no mínimo 125m², e que a área comum seja de no mínimo 20% da área do lote.
Sacilotto explicou que terrenos de 300m² estão sendo transformados em três unidades. “A proliferação dessas edificações horizontais, onde três habitações são construídas num lote, resultando uma área de 100 metros quadrados de terreno com quatro metros de frente, representa problemas de infraestrutura nos bairros, como abastecimento de água, coleta de esgoto, energia elétrica e sistema viário e impermeabilização do solo”, conclui.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (4).
01/08/2011
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Alterações ao PDDI e leis complementares são discutidas em audiência pública
A Câmara Municipal de Americana realizou na sexta-feira (29), no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, a primeira audiência pública para discussão de projetos de lei que alteram o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) e leis complementares ao plano.
Na audiência, foi discutido o projeto de Lei nº 107/2011, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre novas normas para os loteamentos residenciais de interesse social. Foram discutidas também emendas de autoria do presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), à Lei nº 4.676/2008, que dispõe sobre o parcelamento, a unificação, a modificação e o aproveitamento do solo.
Participaram da audiência o presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), os vereadores Celso Zoppi (PT) e Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT), o representante da secretaria municipal de Habitação, Flávio Rogério Costa, o consultor da secretaria municipal de Habitação, Vitor Coelho, o diretor da Unidade de Serviços Urbanos da Prefeitura Municipal, Dennis Barreira, e o vice-presidente de engenharia da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Americana, Francisco Trevizane.
O projeto de lei nº 107/2011 foi apresentado pelo Executivo com o objetivo de incentivar e dar condições para implantação no município de projetos habitacionais de interesse social de iniciativa da Prefeitura Municipal, órgãos e instituições sem fins lucrativos de âmbito municipal, estadual ou federal.
Já as emendas modificam as normas para implantação de condomínios residenciais horizontais em lotes no município de Americana. Nelas, Sacilotto propõe que em condomínios horizontais em lotes a unidade condominial deverá ter no mínimo 125m², e que a área comum seja de no mínimo 20% da área do lote. Sacilotto explicou que em terrenos de 300m² estão sendo contraídas três unidades. “Este é um problema sério, porque esse loteamento não foi projetado para essa quantidade de moradias. Você tem as redes de água e esgoto subdimensionadas, toda a parte elétrica, a grande quantidade de veículos e uma série de aspectos que trarão problemas para o município no futuro”, salientou o chefe do Legislativo.
“Estamos deixando claro que há uma brecha na lei que está permitindo que isso aconteça. Tivemos uma discussão construtiva, onde pessoas apresentaram os seus questionamentos, e procuramos dentro do possível respondê-los”, acrescentou Sacilotto que apresentou ainda uma emenda que inclui na Lei definições técnica de área comum e unidade condominial, e outra que exclui os loteamentos de interesse social destas regras.
Para o vereador Kim, a realização de audiência pública permite um amplo envolvimento da sociedade. “Quando um projeto que envolve o plano diretor ou suas leis complementares é apresentado e alterado sem que sociedade possa se manifestar, nós corremos o risco de mexer com a vida das pessoas sem que elas tenham a oportunidade de participar dessa mudança, de expor sua opinião”, disse.
Ao utilizar a palavra, Zoppi apresentou alguns questionamentos em relação à lei e suas alterações. “Com relação às emendas propostas pelo vereador Sacilotto, a questão que já havia sido discutida com os vereadores é a importância de esclarecer o que é e o que não é permitido para proibir essas construções, que fogem do interesse público e social e agravam a situação da infraestrutura em determinadas regiões”, avaliou o parlamentar.
Ainda durante a audiência, o público presente pôde apresentar questionamentos e sugestões referentes ao projeto de lei e às emendas apresentadas, que foram respondidas pelos membros da Mesa. A próxima audiência pública acontece nesta terça-feira (2), às 19h, no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, para discussão do requerimento nº 463/2011, de autoria do vereador Celso Zoppi, que discute alternativas para o sistema viário de Americana, quanto às vias de acesso pela Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304).
01/08/2011
Sacilotto acompanhou apresentação do Programa Gama Protege
O presidente da Câmara Municipal de Americana, Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), acompanhou nesta sexta-feira (29) a apresentação do Programa “Gama Protege”, no bairro Parque das Nações. Participaram do evento o prefeito Diego de Nadai (PSDB) e o diretor da Gama Marcelo Feola, além de secretários municipais e autoridades.
Durante o uso da palavra, De Nadai falou sobre a implantação do programa no município. “Hoje é um dia muito importante para nós, depois de muitos anúncios que fizemos falando sobre a Guarda Municipal estamos aqui para anunciar o Programa Gama Protege, que vamos levar com toda nossa estrutura para os quatro cantos da cidade”, disse.
Segundo Sacilotto, a Gama tem um papel muito importante para a cidade. “Hoje nós sentimos segurança quando procuramos a guarda, a ligação entre ela e o município é muito grande. A Câmara está sempre solidária em apoiar iniciativas como essa”, falou o chefe do Legislativo.
“O Programa Gama Protege é baseado na estatística e indicadores sociais que nós temos avaliado na Guarda Municipal para direcionar nossas operações, por isso a escolha em primeiro lugar dos bairros Morada do Sol e Parque das Nações. Queremos com esse programa deixar os bairros mais tranquilos, e parabenizo o prefeito por todo o investimento feito na Gama”, disse o diretor da autarquia.
O Programa Gama Protege é uma iniciativa da Prefeitura de Americana para intensificar a ação das rondas nos bairros, com as viaturas da Gama trabalhando 24 horas para reduzir a criminalidade e o vandalismo nas regiões atendidas.
29/07/2011
Assinar:
Postagens (Atom)