quinta-feira, 22 de dezembro de 2011





O presidente da Câmara Municipal de Americana, Antonio Carlos Sacilotto, acompanhou nesta quinta-feira (22) o coordenador de patrimônio ferroviário do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Luciano Sacramento, e o analista de infraestrutura de transportes do departamento, Ignácio Loyola Chaves Horta, em uma visita técnica a torres de alta tensão da RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.) instaladas no município, e atualmente desativadas.

A visita foi agendada pelo secretário municipal de Obras, Flávio Biondo, que entrou em contato com os técnicos do DNIT. Durante a vistoria, foi avaliado o estado de conservação das torres, além da coleta de informações para estudos da viabilidade de remoção das estruturas.


Desde 2008, Sacilotto tem pedido a retirada das torres instaladas em Americana. Na época, o parlamentar apresentou um requerimento questionando a possibilidade da adoção da medida, após anúncio de que a prefeitura de Nova Odessa removeria as 29 torres instaladas ao longo da Avenida Ampélio Gazzetta.


Durante a visita técnica, Sacilotto salientou as questões de segurança relativas à remoção das torres. “Essas torres faziam parte do sistema de distribuição de energia elétrica para os trens da RFFSA. As torres além de não terem nenhuma utilidade atualmente, transformaram-se em verdadeiros ferros velhos, sem nenhuma manutenção, e algumas correm o risco de desabar”, afirmou.


Para o parlamentar, a remoção das torres trará diversos benefícios para o município. “Se removidas, darão um aspecto visual melhor para a região onde estão instaladas, podendo inclusive o Poder Público utilizar esse espaço para revitalização e ampliação do sistema viário em alguns trechos do município”, acrescentou.


Após a visita, Sacilotto informou que a secretaria de Obras continuará os contatos com o DNIT, e demais órgãos competentes para que a remoção das torres seja efetuada.



22/12/2011 

Maurício Vargas – MTB 46.948/SP

Foto: Thaís Piccoli

Assessoria de Comunicação

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Construção das alças de acesso à SP-304 na Avenida Iacanga


O vereador entregou ao Secretário de Estado de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, documento para a construção das alças de acesso que complementarão o viaduto da Av. Iacanga sobre a Rodovia SP-304. Desde 2007, Sacilotto tem solicitado estudos para que estas obras sejam executadas.
As tratativas iniciais foram feitas em conjunto com o deputado Vanderlei Macris e retomadas com o deputado estadual Cauê Macris. O tráfego de veículos na região aumentou nos últimos anos e as alças de acesso melhorariam o sistema viário local. O secretário solicitou ao diretor regional do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), engenheiro Danilo Dezan, que dê prosseguimento nos estudos de viabilidade técnica da obra.

Desde 2007, Sacilotto tem solicitado estudos para que estas benfeitorias sejam executadas no referido local. “O trânsito de veículos nesta região aumentou consideravelmente nos últimos anos, com as obras de abertura e pavimentação da Avenida Gioconda Cibin, ligando o bairro Jardim Ipiranga aos bairros Cidade Jardim e Parque Novo Mundo. Entretanto, esse viaduto não tem alça de acesso à rodovia para quem transita da Avenida Gioconda Cibin em direção à Santa Bárbara d’Oeste ou Piracicaba”, explicou Sacilotto.

“Trata-se de antiga reivindicação visando melhorias na citada região, beneficiando assim tanto os moradores quanto os usuários habituais desse trajeto”, disse o chefe do Legislativo.


12/12/2011
Assessoria de Comunicação
Foto e texto: Thais M. Piccoli

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Sacilotto acompanha entrega de ônibus para grupos da melhor idade





O presidente da Câmara Municipal de Americana, Antonio Carlos Sacilotto,  acompanhou na sexta-feira (09) da entrega de um ônibus para os grupos da melhor idade de Americana no Centro de Integração e Valorização do Idoso (CIVI).

Participaram da solenidade de entrega o deputado estadual Cauê Macris, secretários municipais, o coordenador do CIVI, Matias Mariano, e integrantes dos grupos da melhor idade do município.


“Nós temos que valorizar a melhor idade, aqueles mais experientes que nos ensinam, pois eles são a escola da vida. Só o tempo nos ensina”, disse Sacilotto. “Hoje é um dia de muita alegria para nós. A entrega do ônibus foi um grande presente para os idosos e grupos da Melhor Idade de Americana”, disse a secretária de Promoção Social, Leila Mara Pessotto de Paula, representando o prefeito municipal Diego de Nadai .

  
O ônibus novo conta com 44 lugares e atenderá aos grupos da melhor idade em suas atividades pelo município.


* Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal


12/12/2011 

Foto e texto: Thais Piccoli


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Representantes de Americana lutam por novo prédio para 19º Batalhão da Polícia Militar do Interior


Reunião foi feita com Comandante Geral da Polícia Militar de São Paulo

O Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camilo, recebeu nesta quarta-feira (07/12) comitiva de parlamentares de Americana, para discutir a construção de um novo prédio para o 19º Batalhão da Polícia Militar, localizado hoje nas proximidades da praça Comendador Muller. Participaram da reunião o deputado estadual Cauê Macris e o presidente da Câmara de Americana, Antonio Carlos Sacilotto. A proposta também é defendida pelo deputado federal Vanderlei Macris, pelo deputado estadual Chico Sardelli  e pelo prefeito Diego De Nadai (do mesmo partido que Macris).

De acordo com o deputado Cauê Macris, o intuito do encontro foi conseguir a liberação de R$ 1,5 milhão para construção do novo prédio, a ser construído às margens da SP-304, nas proximidades de onde será construído os prédios do Instituo de Criminalística e do Instituto Médico Legal. “Sabemos que no final do ano existe a possibilidade do governo registrar uma sobra de recursos, por conta de convênios que não foram assinados. Esta frente de autoridades da região luta para conseguir a melhoria”, disse Cauê.

Para o vereador Sacilotto o encontro foi positivo. “O comandante geral da Polícia Militar foi simpático a nossa solicitação e garantiu empenho em nos ajudar”, afirmou.


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Lei do Silêncio, PSIU e prioridade de passagem de pedestres são discutidos em audiência pública



A Câmara Municipal de Americana realizou na terça-feira (6) audiência pública para discutir os projetos de lei que tratam da Lei do Silêncio, da implantação do Programa do Silêncio Urbano no Município (PSIU), e da prioridade de passagem de pedestres nas vias e logradouros públicos do município de Americana. Todos os projetos são de autoria do presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto.

Participaram da audiência o presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Antonio Carlos Sacilotto, o chefe da Unidade de Fiscalização da Prefeitura Municipal, Antoninho Della Libera, o diretor da Associação dos Advogados de Americana, Dr. Laureano Castanho Xavier, o diretor da Unidade de Trânsito da Secretaria de Transporte e Sistema Viário, José Arnaldo Duarte, o diretor da Unidade de Apoio Técnico da Secretaria de Segurança Pública, Stefano Lanza, e o encarregado de ensino e instrução da Gama, José Luiz Pereira de Cabral.

Lei do Silêncio e PSIU

De acordo com a proposta, poderão ser penalizados os veículos em movimento ou estacionados nas vias públicas que emitirem ruídos superiores a 80 decibéis. A multa a ser aplicada aos condutores é de R$ 127,69, com aplicação de cinco pontos na carteira de motorista, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (que considera infração grave a emissão de ruídos acima de 80 decibéis).

Sacilotto afirmou que a Lei do Silêncio sofreu alterações após reuniões com diversos órgãos e setores que tratam do assunto. “As alterações apresentadas neste substitutivo são frutos de sugestões feitas por diversos segmentos da cidade, que discutiram a proposta inicial. Procuramos fazer essa discussão de tal forma que esse projeto pudesse ser feito a quatro mãos, aplicável para o nosso município e que atenda às necessidades da população”, disse.

“Buscamos o embasamento da lei junto ao Conama, ao Contran e no Código de Trânsito Brasileiro, que juntos colocam o ruído como um problema de saúde e de meio ambiente, regulam o som que pode ser instalado em um veículo e aplicam penalidades aos infratores. Compilamos esses itens em nosso projeto, dando a possibilidade para que a Gama pudesse fazer essa fiscalização”, explicou o chefe do Legislativo.

Ao tratar do Programa do Silêncio Urbano no Município (PSIU), Sacilotto explicou que o projeto é de cunho educativo, direcionado à educação para a preservação do sossego público.

Faixa de pedestre

No projeto, Sacilotto determina que nos trechos de vias e logradouros públicos definidos como prioritários para passagem de pedestres, o Poder Público municipal providenciará a sinalização do local nos termos das normas editadas pelos órgãos ou entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, para ordenar ao motorista a redução da velocidade, antes de atingir a faixa de pedestres, garantir a adequada utilização da passagem de pedestres e dar maior fluidez e segurança para veículos e pedestres que circulam pelas vias.

“Colocamos esse projeto como uma questão educativa, voltado à conscientização da população para essa prioridade de passagem. Já pudemos observar em algumas cidades, como em Brasília e Curitiba, assim como em outros países, o respeito que se tem pelo pedestre, e essas atitudes devem ser tomadas também em nossa cidade”, explicou.

No decorrer da audiência, o público presente pôde apresentar questionamentos que foram respondidos pelos membros da Mesa. Sacilotto ressaltou ainda que as sugestões apresentadas serão analisadas para possíveis alterações aos projetos, que deverão ser apresentados para votação no início do próximo ano.

O conteúdo na íntegra da audiência pública pode ser acessado pelo site http://www.camara-americana.sp.gov.br/tv-camara.php

Beatriz Chiarelli

Foto: Thaís Piccoli

Assessoria de Comunicação